O que é um Cateterismo Cardíaco? 

O cateterismo cardíaco é um procedimento que permite avaliar a anatomia e funcionamento do coração e das artérias que o irrigam (artérias coronárias). 

Como é o Cateterismo Cardíaco? 

Após administração de anestesia local, o médico responsável pela realização do procedimento puncionará, através da pele, uma artérias e/ou veia num dos membros superiores (pulso) ou na virilha. Introduz depois um cateter (tubo muito fino) que dirige até ao coração sob controlo de raio-X. Este cateter permite efetuar algumas medições e injetar um produto de contraste para melhor visualizar o seu coração e as artérias coronárias. 

  • Durante o procedimento não sentirá dor; 
  • Vai estar deitado de barriga para cima, acordado, e acompanhado pelo médico e enfermeiro; 
  • Será pedida a sua colaboração para fazer inspirações profundas e posicionar os braços enquanto o equipamento de raio-X recolhe as imagens; 
  • Poderá sentir uma sensação de calor forte durante breves segundos durante a injeção do produto de contraste; 
  • Terminado o cateterismo, passará para outra sala onde ficará sob vigilância (aproximadamente 6 horas). 

Angioplastia Coronária 

De acordo com a recolha de dados durante o cateterismo cardíaco, pode ser proposto um tratamento – angioplastia coronária. 

A angioplastia coronária consiste na introdução de um pequeno balão e/ou pequena malha metálica (stent) para desobstruir a artéria e restabelecer a circulação na artéria “entupida”. 

  • O procedimento pode ser feito de imediato ou ser agendado separadamente; 
  • Se realizar este procedimento terá de ficar internado, pelo menos, 24 horas; 
  • Na grande maioria dos procedimentos não ocorre qualquer complicação; 
  • Por vezes, podem surgir complicações ligeiras, tais como hematoma após o procedimento. 

Raramente podem surgir outras complicações, tais como arritmias, lesão da parede cardíaca, alergia ou toxicidade causados pelo produto de contraste. 

As complicações mais graves, tais como infeção, acidente vascular cerebral, enfarte do miocárdio e morte são muito excecionais, ocorrendo em cerca de 1 em cada 1000 procedimentos. 

Deve vir em jejum e leia atentamente as indicações da marcação. 

Se não puder comparecer ou lhe surgirem quaisquer dúvidas, pode contactar-nos pelo telefone n.º 253 027 000 – Ext.: 14103 (entre as 8h00 e as 16h00). 

Informação elaborada pelo Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga

FI.CARD.016