A cintigrafia para pesquisa de gânglio sentinela é um exame não invasivo, que se realiza através da administração de uma substância radioativa, o 99mTc-Nanocolóide. O gânglio sentinela é o primeiro gânglio linfático a partir do qual há possibilidade de as células cancerígenas do tumor primário se alastrarem. Assim, a cintigrafia tem como principal objetivo a localização deste gânglio, permitindo, no dia da cirurgia, a sua remoção seletiva e posterior análise histológica para avaliar se está mestastizado ou não. A dose de radiação é muito pequena, sendo que o risco é muito inferior ao benefício diagnóstico. Esta substância é segura, apesar de estarem descritas reações alérgicas raras e pouco graves. A aquisição de imagens é realizada num equipamento chamado Câmara Gama, sendo o processo de aquisição totalmente indolor. A duração do exame é variável, terminando o exame quando o gânglio sentinela for visível e a sua marcação na pele for possível.

Este exame não requer preparação.

  • Não é necessário jejum;
  • Não é necessário suspender medicação:
  • Deve trazer informação clínica e exames prévios, em particular, ecografia, resultado de biopsia, mamografia se aplicável e outros exames do local em estudo.

Advertência:

  • Mulheres em período de aleitamento podem realizar o exame, mas devem suspender a amamentação durante as 24h que se seguem ao exame e desperdiçar o leite produzido durante este período.
  • Não pode vir acompanhado por grávidas e/ou crianças.

Cuidados após término exame:

  • Deve realizar uma hidratação abundante, aumentando a ingestão de líquidos e a frequência de micção nas 24 horas seguintes.
  • Evitar contacto com mulheres grávidas ou crianças nas 6 horas seguintes.

Informação elaborada pelo Serviço de Medicina Nuclear do Hospital de Braga

FI.MNUC.015