A diabetes durante a gravidez é um quadro relativamente comum, mesmo entre aquelas mulheres que jamais apresentaram, em exames de glicemia, resultados acima do valor de referência. 

Diabetes Gestacional define-se como qualquer grau de intolerância aos hidratos de carbono, diagnosticado ou detetado pela primeira vez no decurso da gravidez, segundo o Consenso “Diabetes Gestacional” atualização de 2016. 

O bem-estar do bebé poderá ser afetado devido à diabetes mal controlada durante a gravidez. 

Que Cuidados? 

Controle Glicémico – Dieta – Exercício Físico 

Controlo Glicémico 

A avaliação da glicemia deverá ser efetuada em jejum, e 1 hora após o início das 3 principais refeições, podendo ser ajustado se necessário. 

Nas grávidas sob terapêutica farmacológica, deverão ser realizadas 4 ou mais determinações glicémicas consoante o esquema terapêutico. 

 

Condição* 

mg/dL 

Jejum /pré-prandial 

≤95 

1 hora após o inicio das refeições 

≤140 

*Fonte: Consenso “Diabetes Gestacional” atualização em 2016 

Para realizar o controlo glicémico, é necessário proceder a testes de glicemia capilar (picada no dedo). Desta forma, poderá saber como está a sua glicose em qualquer momento do dia e manter os níveis de glicose estáveis evitando assim as hipoglicemias, hiperglicemias e as complicações maternas e fetais. 

Dieta 

A dieta deve ser equilibrada e os hidratos de carbono/valor calórico total devem ser distribuídos ao longo do dia por três refeições principais e 2/3 intermédias (meio da manhã e 1/2 lanches, dependendo do intervalo almoço-jantar) e uma refeição antes de deitar. Esta deve ser composta por leite ou substitutos sempre acompanhados de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, para evitar a hipoglicemia noturna e a hiperglicemia em jejum.  

  • Não salte refeições e evite petiscar. 
  • Prefira cereais, leguminosas, arroz, massa, etc. em vez de açúcares simples (bolos, açúcar, compotas, bebidas açucaradas e doces, etc.); 
  • Evite alimentos que irão levar a um rápido aumento de produção de insulina como pão branco, batatas, arroz branco, bolos, etc. e prefira alimentos como massa integral, arroz integral, sementes de linhaça, etc.; 
  • Consuma fruta e vegetais verdes suficientes, para beneficiar do seu alto conteúdo em fibra, o que ajudará a regular a absorção de açúcares (no caso das frutas não mais de 3 peças por dia, sempre no final da refeição ou acompanhas de tostas ou pão integral); 
  • Evite alimentos ricos em gordura como enchidos, bolos, queijos, etc.. 

Exercício Físico 

  • Uma meia hora de atividade física moderada por dia é importante para ajudar a regular as suas glicemias. 
  • Poderá fazer caminhadas de 10 minutos após as principais refeições. 

Informação elaborada pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga

FI.GINOB.015