Informações sobre o procedimento 

A Enteroscopia por cápsula consiste na ingestão de um dispositivo com formato cilíndrico com cerca de 15 mm de comprimento e que permite a aquisição de imagens do interior do tubo digestivo.  

A cápsula é um dispositivo de uso único pelo que após a sua ingestão será eliminada juntamente com as fezes e não é necessária a sua recuperação.  

A principal dificuldade do exame consiste na sua deglutição. O tempo de execução do exame é de cerca de 8-10 horas pelo que nesse dia terá de regressar ao Serviço de Gastrenterologia durante a tarde (entre as 17-18 horas) para descarregamento das imagens recolhidas em aparelho próprio e que estará acoplado ao doente durante este dia.  

As indicações mais frequentes para a realização deste exame são: anemia por deficiência em ferro, hemorragia digestiva, doenças inflamatórias intestinais, poliposes intestinais e suspeita de tumores do intestino delgado. 

A principal complicação é a retenção da cápsula no tubo digestivo, pelo que deve recorrer ao Serviço de Urgência caso lhe surjam os seguintes sintomas após o exame: dor abdominal forte, distensão abdominal, febre, vómitos ou perdas de sangue.  

Este procedimento não deverá ser efetuado em grávidas ou em casos de suspeita de obstrução do intestino.  

O doente deverá informar o médico/enfermeiro da existência de cirurgia prévia ao estômago ou de dificuldades na deglutição. O doente deverá deslocar-se ao Serviço na manhã do exame com calçado e roupa confortáveis (de preferência calças e camisa/camisola).   

A preparação para o exame consiste em: 

  •  Dieta líquida no dia prévio e evitar alimentos com grainhas e cascas de verduras/fruta na semana prévia (milho, uvas, kiwis, maracujá, tomate). 
  • Suspensão de medicamentos que possam conter ferro nos 5 dias prévios. 
  • Jejum nas 12 horas prévias à realização do exame. 
  • O doente não deverá tomar medicação antes do exame.  

Deve assinar ainda o consentimento informado para a realização deste procedimento. 

Informação elaborada pelo Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Braga

FI.GASTRO.006