Mobilidade

O movimento corporal é um movimento espontâneo, voluntário ou involuntário, dos músculos e articulações.

A mudança permanente entre a atividade e o repouso é uma condição fundamental da vida humana e a atividade fisiológica normal do organismo é assegurada através da mobilidade, sendo esta dependente do bom funcionamento dos diversos órgãos e sistemas de órgãos.

A mobilidade é, assim, crucial para o desempenho das atividades de vida diária e para garantir não só as necessidades da pessoa, mas também para obter o preenchimento das necessidades psicossociais mais elevadas que envolvem a qualidade de vida.

Se a pessoa tem dificuldade em movimentar-se na cama ou cadeira, tem que ter atenção às mudanças de posição, para assim evitar o grande problema das úlceras de pressão (lesões).

 

O que são Úlceras de Pressão?

São lesões que começam por ser zonas vermelhas e aparecem nas pessoas que não se conseguem movimentar e que passam muito tempo na mesma posição.

As zonas mais sujeitas à pressão são:

Cuidados a ter:

  • Manter a pele limpa e seca;
  • Colocar creme hidratante;
  • Fazer uma boa alimentação (carne, peixe, sopa, legumes e fruta);
  • Beber muita água (pelo menos 1,5 L por dia);
  • Mudar de posição de duas em duas horas;
  • Proteger as zonas mais sujeitas à pressão (almofada de gel e colchão);
  • Vigiar diariamente a pele. Atenção às zonas vermelhas (orelhas, ombros, cotovelos, anca, cóccix, entre os joelhos, tornozelos e calcanhares);
  • Sempre que possível, massajar suavemente com creme hidratante a zona que estava sob pressão.

Sempre que possível, deve levantar a pessoa da cama para a cadeira de rodas, pelo menos, duas vezes por dia, mas nunca por mais de duas horas.

Se algum braço ou perna estiver paralisado, deve ampará-lo sempre durante a transferência e também apoiá-lo devidamente sobre uma superfície, depois de sentado.

A pessoa deverá ser incentivada a movimentar sozinha, as partes do corpo que puder, mesmo quando estiver sentado.

Se em algum momento sentir resistência numa articulação, nunca deverá forçar o movimento.

Para evitar que a pessoa caia da cama, coloque as grades de proteção lateral.

Na cadeira de rodas pode utilizar um colete de segurança e/ou uma superfície de trabalho, que além de impedir as quedas, permite manter uma posição alinhada do tronco.

Se a pessoa tem apenas dificuldade em andar, deve usar um auxiliar de marcha (canadianas, andarilho, bengala, tripé, …).

Em qualquer circunstância, a pessoa com alteração da mobilidade não deve usar chinelos, deverá usar sempre calçado antiderrapante, fechado e ajustado ao pé.

Se a pessoa tem um lado paralisado, deverá colocar-se desse mesmo lado, isto para estimular a pessoa a reconhecer essa parte do corpo.

 

Informação elaborada pelo Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Braga

FI.MFR.001