A Ressonância Magnética é uma tecnologia médica de imagem que usa um campo magnético e ondas de rádio para obter imagens do corpo. É um método de imagem seguro, que não utiliza radiações ionizantes. A Ressonância Magnética tem a capacidade de mostrar os órgãos e tecidos do corpo com grande detalhe, permitindo ao médico um diagnóstico mais preciso.

Na Sala de Ressonância Magnética existe um campo magnético que pode atrair objetos metálicos que as pessoas transportem consigo ou tenham dentro do próprio corpo. Esse campo magnético também pode interferir com dispositivos eletrónicos, como, por exemplo, pacemakers.

Durante o exame estará sempre vigiado pelo Técnico de Radiologia, e em caso de necessidade pode acionar um alarme, que lhe será dado, para a sua mão, no início do exame.

Durante todo o exame, que terá uma duração entre 20 e 60 minutos (de acordo com o tipo de estudo), vai ouvir bastante barulho e poderá sentir um pouco de calor. Deve permanecer imóvel e relaxado(a).

Para uma melhor definição das imagens pode ser necessária a administração de produto de contraste. O meio de contraste é injetado na veia e a sua necessidade depende daquilo que se pretende estudar.

Para qualquer esclarecimento adicional, não hesite em contactar o Técnico de Radiologia.

 

Informação elaborada pelo Serviço de Imagiologia do Hospital de Braga

FI.IMAG.001