O seu médico Oftalmologista prescreveu-lhe a terapêutica fotodinâmica com Visudyne® (verteporfina). Este tratamento consiste na utilização de um fármaco que é ativado pela luz de um LASER não térmico (não queima a retina). 

Preparação 

À semelhança de outros tratamentos da retina com LASER, serão colocadas umas “gotas” para dilatação do olho a tratar e ainda umas “gotas” para anestesia local, de modo que se possa aplicar uma lente especial diretamente sobre o olho. Será conveniente o doente vir acompanhado no dia do tratamento. 

Realização 

Ao doente, será administrado o fármaco Verteporfina (Visudyne®) por via endovenosa, durante cerca de 8 a 10 minutos. Após 10 a 15 minutos do início da perfusão, aplicar-se-á através do LASER uma luz que ativará o fármaco anteriormente injetado. O doente não sentirá qualquer sintoma (por exemplo picada ou ardor). Durante o procedimento, cerca de 83 segundos, o doente não deverá mover os olhos. 

Cuidados pós tratamento 

  • É frequente os doentes referirem diminuição da acuidade visual durante a primeira semana após o tratamento. Enquanto sentir estes distúrbios, não deve conduzir. 
  • A pele e os olhos ficarão muito sensíveis à luz. O doente deve, por isso, evitar exposição ao Sol e a luzes intensas durante 5 dias (por exemplo: luzes de halogéneo de leitura ou utilizadas em consultórios de Medicina Dentária, Blocos Operatórios, solários, entre outros). No entanto, não deve permanecer no escuro – a luminosidade normal de espaços interiores ajuda a inativar o fármaco. Pode ver televisão. 
  • Caso pretenda sair à rua, o doente deverá fazê-lo ao fim da tarde. Se não puder evitar sair, utilize roupa escura com mangas compridas, luvas, óculos de sol e chapéu com abas largas.
  • Os protetores solares não são eficazes na prevenção de reações de fotossensibilidade. 
  • Após 5 dias do tratamento, o doente pode retomar a sua atividade normal sem qualquer precaução especial. 

Seguimento 

Até aos 3 meses, o doente será reavaliado pelo médico oftalmologista que procedeu ao tratamento para verificar a sua eficácia e se ainda existe necessidade de realizar mais sessões. 

Informação elaborada pelo Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga

FI.OFT.003