O que é uma Avulsão Dentária?
É quando o dente se desloca para fora do alvéolo dentário (ou seja, quando o dente “sai”). Corresponde a cerca de 1 a 16% dos traumatismos dentários, mas é uma “urgência dentária” e causa muita ansiedade. O dente fora do local habitual não sobrevive, portanto vai depender das ações tomadas no imediato. Como tal é necessário capacitar toda a gente que contacta com crianças, de modo a atuar corretamente perante a situação. 
A primeira coisa a fazer é pensar se o dente é “de leite” ou definitivo: 
- No caso de ser “de leite” este não deverá ser colocado no sítio novamente, pois pode lesionar o futuro dente definitivo! Se não encontrarmos o dente este poderá ter sido engolido ou aspirado, de modo que a criança deverá ser observada por um médico. 
- No caso de ser um dente definitivo, o primeiro adulto capaz deverá colocar o dente no sítio onde estaria ou num meio adequado até ser reimplantado. Apenas temos 15 minutos a 1 hora para o fazer!
Quando não há certeza se o dente é “de leite” também deverá ser colocado num meio adequado. Mas não deve ser colocado novamente no sítio! 
O Que Não Fazer
- Não colocar o dente em água!
- Nunca deixar o dente secar! Não deixar fora de um líquido!
- Não pôr o dente em saliva
Devemos pegar sempre no dente pela coroa e antes de o colocar no sítio lavar os detritos com soro fisiológico. 
A criança deverá ser observada por um médico dentista/estomatologista de modo urgente! 
Se a criança tiver outros traumatismos associados deverá ser observada por um médico.
Assim que a criança começa a andar e se envolve em atividades do dia-a-dia fica em risco aumentado para lesões dentárias traumáticas. As lesões que resultam em perda permanente de dentes podem ter consequências a longo prazo, quer cosméticas, funcionais, económicas e psicossociais.
O traumatismo de dentes permanentes ocorre mais frequentemente devido a quedas, seguido pelos acidentes de automóvel, agressões e desportos. É necessário ter cuidado para prevenir estas situações! Devemos ter a casa prevenida para crianças que andam, de modo a evitar quedas e acidentes. 
Em alguns desportos de contacto devem ser utilizados capacetes e/ou protetores bucais!
Informação elaborada pelo Serviço de Pediatria do Hospital de Braga
FI.PED.040
