Importante: deverá ler esta informação com atenção e, em caso de dúvida, esclarecê-la com o médico ou a equipa de enfermagem.
A histeroscopia é um exame simples, sem incisões, que permite a visualização direta do canal cervical (do colo do útero), da cavidade uterina e dos óstios tubares. Nos casos em que for necessário poder-se-á realizar outros procedimentos, tais como biopsias endometriais ou remoção de pequenos pólipos.
Realiza-se com um histeroscópio (de 3 a 5 mm de diâmetro), que tem acoplado um sistema de luz, e que permite a passagem de um líquido (soro fisiológico) que distende a cavidade uterina, de forma a poder visualizar-se o seu interior. O histeroscópio transmite a imagem do útero num monitor.
A introdução do histeroscópio pode originar um ligeiro desconforto, de intensidade variável, que habitualmente se assemelha ao de uma dor/ cólica menstrual. É muito importante que esteja calma e confiante na simplicidade do exame, para que este decorra da melhor forma possível e seja o mais conclusivo possível.
A histeroscopia é um procedimento seguro que, se realizado em ambiente de consultório, a paciente pode regressar às suas atividades habituais de imediato. Deve, contudo, saber que poderão ocorrer as seguintes complicações, embora raras: reação vagal/ desmaio, hemorragia uterina excessiva, perfuração uterina ou infeção pélvica.
Será informada da data e hora do seu exame, via telefónica, preferencialmente agendado para a semana a seguir à menstruação, no caso de não utilizar método contracetivo hormonal. Se achar que estará menstruada nesse dia deve avisar de imediato e se, entretanto, estiver a perder sangue 2 dias antes do procedimento ou necessitar de faltar, deve avisar logo que possível (253 027 058). O não cumprimento desta diretiva levará à aplicação da lei atual da Gestão das Listas de Espera, pelo que poderá ser anulada a sua inscrição.
Após a histeroscopia ficará orientada para consulta de reavaliação ou, caso o exame tenha sido inconclusivo, ou seja, necessária a realização de uma histeroscopia cirúrgica, será inscrita para histeroscopia no Bloco Operatório.
No Dia Anterior ao Exame:
Nas 24 horas anteriores ao exame abster-se de relações sexuais, do uso de cremes, espermicidas ou tampão vaginal.
À noite, ao deitar, colocar na vagina, sem molhar, 1 comprimido de misoprostol, no caso de lhe ter sido dado na consulta. Se estiver a perder sangue não coloque o comprimido.
No Dia do Exame:
- Fazer higiene genital cuidada.
- Tomar a sua medicação habitual (exceto ____________) e alimentar-se como habitualmente faz, para que não fique indisposta enquanto aguarda pelo exame (não é necessário jejum).
- Trazer um acompanhante adulto.
- Trazer consigo um penso higiénico.
- Comparecer no Piso 2 na Cirurgia de Ambulatório, 30 a 60 minutos antes da hora marcada e aguardar pela chamada.
- Avisar o Enfermeiro se tem alguma alergia medicamentosa.
- Após o exame será solicitado que aguarde 10 a 30 minutos antes de poder abandonar o hospital.
Informação elaborada pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga
FI.GINOB.018