A leitura é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças, especialmente nos primeiros anos de vida pois desta forma estimulamos a imaginação, a criatividade, o vocabulário, a memória, a concentração, o raciocínio, a comunicação, a compreensão e a expressão.

Através da leitura fortalecemos o vínculo afetivo entre a criança e o adulto que lê. Ao ler proporcionamos momentos de prazer, diversão e aprendizagem para a criança e para o adulto
A leitura para crianças dos zero aos três anos deve ser lúdica, interativa e adaptada às suas características e interesses. Os livros devem ter ilustrações coloridas, textos curtos, rimas, repetições, sons, formas e texturas que chamem a atenção da criança e o adulto que lê deve fazê-lo com entusiasmo, fazendo gestos e vozes consoante a história que conta. Não é necessário nem importante nesta idade seguir a ordem das páginas, nem terminar o livro todo, o importante é que a criança se divirta e se sinta estimulada a explorar o mundo dos livros.

Os benefícios para as crianças destas idades são o desenvolvimento cognitivo, sócio emocional e linguístico.

O ato de ler para a criança ajuda-a a ampliar o seu repertório de palavras, a desenvolver o pensamento lógico, a expressar suas emoções, a cultivar o gosto pela aprendizagem, a exercitar a criatividade e a imaginação, a construir a sua identidade e a relacionar-se com os outros.

Ler alimenta o cognitivo, a parte emocional, social e imaginativa do ser humano criando laços que perduram na vida e hábitos que se perpetuam pela vida fora.

Quem lê cresce e voa livremente permitido viajar sem sair do seu lugar sendo uma ferramenta imprescindível e importante para o seu desenvolvimento harmonioso, preparando a sua entrada no mundo de relações com o outro.

Isabel Costa Pinto

USF Vida + | ACES Gerês Cabreira II, ULS Braga