Chegou o momento de levarem o vosso bebé para casa!
O nascimento de um filho, para além de toda a emoção e alegria, é, também, uma fase de medos e preocupações para a vida do casal. Com mais um elemento na família, os pais terão de se adaptar a uma nova realidade, em que é fundamental encontrar o equilíbrio para viver a paternidade na sua plenitude. Apesar de os primeiros dias serem desafiantes acreditem que serão vividos momentos únicos em família!
De agora em diante, cuidar do bebé irá preencher grande parte do vosso tempo, já que ele precisa dos pais para se alimentar, dormir, brincar/interagir e cuidar da higiene.
Amamentar é um ato natural: a mãe deve confiar nas suas capacidades e em caso de dúvidas contactar um profissional habilitado para a ajudar. Mudar a fralda com frequência e manter a pele limpa e seca é fundamental. Para o banho do bebé escolham uma hora de forma que quando estiverem a trabalhar continuem a estar disponíveis à mesma hora, mantendo, assim, a “rotina”. O banho deve promover o relaxamento e a troca de afetos, por isso aproveitem para acariciar o bebé, massajá-lo e passarem um bom momento em família.
Os períodos de descanso são essenciais para o bom desenvolvimento do bebé, que precisa de se sentir seguro e acarinhado para dormir. Não se preocupe se o seu filho adormecer quando está a mamar, ao colo ou se precisar da presença dos pais para adormecer – faz parte do “serem pais”. Tente, desde cedo, promover rotinas de forma que o bebé perceba a diferença entre o dia e a noite, mantendo as janelas abertas durante o dia, mesmo para o bebé dormir. Durante a noite promova um ambiente mais calmo e com menos luminosidade.
Os bebés precisam de interagir. Falar com o bebé, tocar-lhe, estimulá-lo com brinquedos com cores ou sons apelativos poderão ser atividades interessantes e que não devem ser esquecidas!
Um passeio ao ar livre com o bebé será uma boa oportunidade para se divertirem e relaxarem em conjunto. Aproveitem as horas em que as temperaturas estão mais amenas para passear, devendo evitar locais fechados com muita concentração de pessoas. Desde que o bebé seja saudável, não há contraindicação para sair de casa nos primeiros dias de vida.
Embora o bebé absorva grande parte do vosso tempo, não se esqueçam de manter a vossa relação enquanto casal. Dividam tarefas, quer relativamente à vida familiar, quer com o(a) vosso(a) filho(a). Se tiverem familiares/amigos que se disponham a ajudar, solicitem esse apoio para tarefas domésticas, ficando com mais tempo para o vosso bebé e para vocês.
Após dedicarem tempo e atenção ao vosso bebé não se esqueçam de descansar!
A noite pode ser dividida em dois turnos para que ambos tenham um período de descanso. A mãe que amamenta deve ser a primeira a descansar, pois a prolactina (hormona produtora de leite) está no seu pico mais alto a partir das 05h00. O pai pode ficar responsável pelo bebé no “primeiro turno” (das 00H00 às 04h00) e a partir das 04h00, o pai descansa e a mãe fica com mais atenção ao bebé. Assim, o pai estará mais descansado e desperto para iniciar um novo dia de trabalho e a mãe poderá fazer uma sesta com o bebé ao longo do dia.
Apesar do nascimento de um bebé ser uma fase de muitas emoções e alterações no dia-a-dia do casal, é importante manter a calma e confiar nas vossas capacidades, enquanto pais, para cuidar do(a) vosso(a) filho(a). Durante este processo é natural que possam surgir dúvidas e receios. Sempre que necessário, devem procurar ajuda profissional.
O Hospital de Braga disponibiliza serviços de apoio após a alta da maternidade, nomeadamente, uma linha de apoio ao aleitamento materno, disponível 24h por dia, onde enfermeiras de Saúde Materna orientam, apoiam e dão resposta a todas as necessidades dos pais.