Avaliação da Visão

A avaliação da visão tem como objetivo detetar a existência de alterações clínicas que possam comprometer a capacidade para a condução em segurança. Para tal é necessário avaliar os seguintes parâmetros:

Grupo 1

Acuidade Visual

Utilizando os dois olhos em simultâneo (binocular): 5/10 com ou sem correção ótica

Visão monocular: pelo menos 6/10 com correção ótica 

Campo visual: Campo visual binocular normal e em monocular não pode ser inferior a 120º plano horizontal (extensão mínima de 50º para a direita e para a esquerda) e de 20º superior e inferior 

Visão Binocular: Em caso de diplopia (visão dupla) não pode ser emitido ou revalidado o titulo de condução, salvo para condutores com parecer favorável do médico oftalmologista relativo à visão monocular resultante da oclusão de um dos olhos

Visão cromática: não apresentem acromatopsia (transtorno da visão de cores) 

Adaptação ao escuro: a diminuição nítida da visão em condições de baixa luminosidade restringem a condução a deslocações durante o dia

Grupo 2

Acuidade Visual: 

AV mínima, com ou sem correção ótica, de 8/10 num dos olhos e 5/10 no outro

Visão monocular: pelo menos 6/10 com correção ótica 

Campo visual: Campo visual binocular normal

Visão Binocular: Em caso de diplopia (visão dupla) não pode ser emitido ou revalidado o titulo de condução, salvo para condutores com parecer favorável do médico oftalmologista relativo à visão monocular resultante da oclusão de um dos olhos

Visão cromática: não apresentem acromatopsia ou protanopia (transtorno de visão para a cor vermelho)

Adaptação ao escuro: não pode ser emitido ou revalidado titulo de condução caso existam limitações na visão noturna 

Para além da visão existem outros fatores a ter em consideração…

  • Audição
  • Aparelho locomotor
  • Doenças cardiovasculares
  • Doenças sistémicas e/ou crónicas
  • Doenças neurológicas
  • Perturbações mentais

Informação elaborada pelo Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga

FI.OFT.013