
Vigilância regular para segurança do aluno
Os funcionários escolares/ professores devem assegurar o autocontrolo seguro da Diabetes através de:
- Garantir que os auxiliares que lidam com o aluno conhecem a sua doença, rotinas e planos de emergência;
- Permitir que o aluno ingira alimentos mais frequentemente, sobretudo se exercício físico;
- Garantir acesso rápido a uma casa-de-banho;
- Assegurar supervisão se o aluno não se sentir bem;
- Permitir privacidade (se desejada) nas determinações de glicemia capilar/ injeção de insulina, promovendo local seguro e limpo para o realizar (de preferência NÃO no WC);
- Fornecer uma folha de ação para atuação em situações de hipoglicemia, e supervisão na atuação.
Determinação da Glicemia Capilar
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Intervalo alvo de glicemia capilar: |
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O aluno necessita de testar a glicemia capilar de forma rotineira na escola:
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Sim |
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Não |
Se sim, os horários habituais de realizar determinação de glicemia capilar são:
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Nos intervalos antes de comer |
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Antes do exercício físico |
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Antes de almoçar |
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Após o exercício físico |
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Horas após almoçar |
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Quando se sente hiperglicémico |
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2h após bolus de correção |
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Quando se sente em hipoglicemia |
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Antes de ir para casa |
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Antes de todas as refeições |
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Outras alturas ( ) |
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Ponta dedos |
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Antebraço |
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Coxa |
Local preferido para medição:
Modelo do Glucómetro: ___________
Nota: a ponta dos dedos deve ser sempre usada na suspeita de hipoglicemia.
Nível de supervisão exigido:
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O aluno é independente a determinar a glicemia capilar e não precisa de supervisão; |
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O aluno é capaz de determinar a glicemia capilar sozinho, mas precisa de supervisão; |
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O aluno é incapaz de determinar a glicemia capilar de forma autónoma. |
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Sim |
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Não |
Monitorização contínua de glicose:
Modelo: _____________
Hipoglicemias
- Nestas situações, seguir os passos do plano de emergência do aluno.
Sintomas habituais de hipoglicemia do aluno são:
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- Nível de supervisão exigido:
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No geral, o aluno é independente a tratar as hipoglicemias e não precisa de supervisão; |
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O aluno é capaz de identificar os sintomas de hipoglicemia, entende o seu tratamento mas precisa de supervisão; |
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O aluno necessita de ajuda no reconhecimento das hipoglicemias e supervisão; |
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O aluno é incapaz de reconhecer a hipoglicemia e necessita de supervisão total. |
Hiperglicemias
- Nestas situações, seguir os passos do plano de emergência do aluno.
Sintomas habituais de hiperglicemia do aluno são:
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- Nível de supervisão exigido:
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No geral, o aluno é independente a controlar as hiperglicemias e não precisa de supervisão; |
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O aluno é capaz de identificar os sintomas de hiperglicemia, entende o seu tratamento, mas precisa de supervisão; |
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O aluno necessita de ajuda no reconhecimento das hiperglicemias e supervisão; |
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O aluno é incapaz de reconhecer a hiperglicemia e necessita de supervisão total. |
- Abordagem da Hiperglicemia
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Se o aluno apresentar sintomas de uma emergência hiperglicémica, incluindo boca seca, sede marcada, náuseas e vómitos, dor abdominal forte, respiração rápida ou sensação de falta de ar, dor torácica, sonolência: chamar 112 + encarregados de educação.
Exercício Físico
Fonte rápida de glicose deve estar disponível no local do exercício físico, como açúcar ou bebida açucarada.
Se o valor de glicemia capilar mais recente é ______________mg/dL, o aluno pode participar nas atividades físicas após se alimentar e garantir que o valor é _____________________ mg/dL.
- Nível de supervisão exigido:
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O aluno é independente no controlo da diabetes durante o exercício; |
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O aluno sabe como atuar perante exercício planeado, mas precisa de supervisão; |
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O aluno é incapaz de se preparar para o exercício e necessita de supervisão total. |
- Como proceder no Exercício Físico:
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Insulinoterapia
Dispositivo usado pelo aluno:
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1) Canetas de insulina |
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2) Bomba de insulina |
- Canetas de Insulina:
Nome da insulina:
O aluno necessita de injeções de insulina na escola:
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Sim |
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Não |
Se sim, os horários habituais de administrar insulina são:
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Antes do lanche meio-manhã |
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Se hiperglicemia |
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Antes de almoçar |
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Antes do exercício físico |
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Antes do lanche da tarde |
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Outras ( ) |
Nível de supervisão exigido:
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O aluno é independente a calcular e administrar a dose de insulina e não precisa de supervisão; |
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O aluno é capaz de realizar as administrações sozinho mas precisa de supervisão quer no cálculo quer na administração; |
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O aluno é incapaz de calcular e/ou administrar insulina de forma autónoma. |
- Bomba de insulina (Sistema infusão subcutânea contínua de insulina):
O aluno tem uma bomba de insulina:
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Sim |
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Não |
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Sim |
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Não |
Nome da bomba de insulina:
No exercício físico, pode desconectar a bomba:
Deverá programar uma basal temporária de______________ % se não tirar a bomba.
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Habilitações do aluno com a sua bomba: |
Independente |
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Sim |
Não |
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Contar carbohidratos |
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Administrar bolus de insulina para carbohidratos contados |
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Calcular e administrar bolus de correção |
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Calcular e programar basais temporárias |
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Desconectar a bomba |
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Reconectar a bomba |
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Preparar reservatório e cateter e substituir |
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Resolver problemas de alarmes/ mal funcionamento |
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Alimentação
Na Escola, o Aluno com Diabetes pode partilhar a ementa dos colegas desde que esta esteja dentro de uma alimentação saudável. No caso de festas, piqueniques ou passeios escolares, pode e deve participar, ingerindo os alimentos diferentes e mesmo os doces oferecidos a todos os alunos, desde que faça a insulina de acordo com a quantidade e alimento a ingerir.
O aluno necessita de auxílio para a contagem de hidratos de carbono na escola:
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Sim |
Não |
- Nível de supervisão exigido:
O aluno é independente a calcular os hidratos de carbono e não precisa de supervisão;
O aluno é capaz de realizar a contagem de hidratos de carbono sozinho, mas precisa de supervisão no cálculo;
O aluno é incapaz de realizar a contagem de hidratos de carbono de forma autónoma.
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Declaro que li e entendi as atitudes perante o cuidado da Diabetes do Aluno: |
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Nome |
Assinatura |
Cargo |
Data |
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Informação elaborada pelo Serviço de Pediatria do Hospital de Braga
FI.PED.035

