Vigilância regular para segurança do aluno 

 

Os funcionários escolares/ professores devem assegurar o autocontrolo seguro da Diabetes através de: 

  • Garantir que os auxiliares que lidam com o aluno conhecem a sua doença, rotinas e planos de emergência; 
  • Permitir que o aluno ingira alimentos mais frequentemente, sobretudo se exercício físico; 
  • Garantir acesso rápido a uma casa-de-banho; 
  • Assegurar supervisão se o aluno não se sentir bem;  
  • Permitir privacidade (se desejada) nas determinações de glicemia capilar/ injeção de insulina, promovendo local seguro e limpo para o realizar (de preferência NÃO no WC); 
  • Fornecer uma folha de ação para atuação em situações de hipoglicemia, e supervisão na atuação. 

Determinação da Glicemia Capilar 

Intervalo alvo de glicemia capilar:  

 

 

O aluno necessita de testar a glicemia capilar de forma rotineira na escola:  

 

Sim 

 

Não 

 

Se sim, os horários habituais de realizar determinação de glicemia capilar são: 

 

Nos intervalos antes de comer 

 

 

Antes do exercício físico 

 

Antes de almoçar 

 

 

Após o exercício físico 

 

Horas após almoçar 

 

 

Quando se sente hiperglicémico 

 

2h após bolus de correção 

 

 

Quando se sente em hipoglicemia 

 

Antes de ir para casa 

 

 

Antes de todas as refeições 

 

Outras alturas (               ) 

 

 

 

 

 

 

Ponta dedos 

 

Antebraço 

 

Coxa 

Local preferido para medição:  

Modelo do Glucómetro: ___________ 

Nota: a ponta dos dedos deve ser sempre usada na suspeita de hipoglicemia. 

 

Nível de supervisão exigido:  

 

O aluno é independente a determinar a glicemia capilar e não precisa de supervisão; 

 

O aluno é capaz de determinar a glicemia capilar sozinho, mas precisa de supervisão; 

 

O aluno é incapaz de determinar a glicemia capilar de forma autónoma. 

 

 

Sim 

 

Não 

Monitorização contínua de glicose:  

Modelo: _____________ 

Hipoglicemias 

  • Nestas situações, seguir os passos do plano de emergência do aluno. 

Sintomas habituais de hipoglicemia do aluno são:  

 

 

 

  • Nível de supervisão exigido:  

 

No geral, o aluno é independente a tratar as hipoglicemias e não precisa de supervisão; 

 

O aluno é capaz de identificar os sintomas de hipoglicemia, entende o seu tratamento mas precisa de supervisão; 

 

O aluno necessita de ajuda no reconhecimento das hipoglicemias e supervisão; 

 

O aluno é incapaz de reconhecer a hipoglicemia e necessita de supervisão total. 

Hiperglicemias 

  • Nestas situações, seguir os passos do plano de emergência do aluno. 

Sintomas habituais de hiperglicemia do aluno são:  

 

 

 

  • Nível de supervisão exigido:  

 

No geral, o aluno é independente a controlar as hiperglicemias e não precisa de supervisão; 

 

O aluno é capaz de identificar os sintomas de hiperglicemia, entende o seu tratamento, mas precisa de supervisão; 

 

O aluno necessita de ajuda no reconhecimento das hiperglicemias e supervisão; 

 

O aluno é incapaz de reconhecer a hiperglicemia e necessita de supervisão total. 

 

  • Abordagem da Hiperglicemia  

 

 

 

 

 

 

Se o aluno apresentar sintomas de uma emergência hiperglicémica, incluindo boca seca, sede marcada, náuseas e vómitos, dor abdominal forte, respiração rápida ou sensação de falta de ar, dor torácica, sonolência: chamar 112 + encarregados de educação.  

Exercício Físico 

Fonte rápida de glicose deve estar disponível no local do exercício físico, como açúcar ou bebida açucarada.  

Se o valor de glicemia capilar mais recente é ______________mg/dL, o aluno pode participar nas atividades físicas após se alimentar e garantir que o valor é _____________________ mg/dL. 

  • Nível de supervisão exigido:  

 

O aluno é independente no controlo da diabetes durante o exercício; 

 

O aluno sabe como atuar perante exercício planeado, mas precisa de supervisão; 

 

O aluno é incapaz de se preparar para o exercício e necessita de supervisão total. 

 

  • Como proceder no Exercício Físico: 

 

 

 

Insulinoterapia 

Dispositivo usado pelo aluno:  

 

1) Canetas de insulina 

 

2) Bomba de insulina 

 

  •  Canetas de Insulina:  

Nome da insulina:  

O aluno necessita de injeções de insulina na escola:  

 

Sim 

 

Não 

  

Se sim, os horários habituais de administrar insulina são: 

 

Antes do lanche meio-manhã 

 

 

Se hiperglicemia 

 

Antes de almoçar 

 

 

Antes do exercício físico 

 

Antes do lanche da tarde 

 

 

Outras (                       ) 

 

Nível de supervisão exigido:  

 

O aluno é independente a calcular e administrar a dose de insulina e não precisa de supervisão; 

 

O aluno é capaz de realizar as administrações sozinho mas precisa de supervisão quer no cálculo quer na administração; 

 

O aluno é incapaz de calcular e/ou administrar insulina de forma autónoma. 

  •  Bomba de insulina (Sistema infusão subcutânea contínua de insulina):  

O aluno tem uma bomba de insulina:  

 

Sim 

 

Não 

 

 

Sim 

 

Não 

Nome da bomba de insulina:  

No exercício físico, pode desconectar a bomba:  

Deverá programar uma basal temporária de______________ % se não tirar a bomba.  

Habilitações do aluno com a sua bomba: 

Independente 

Sim 

Não 

Contar carbohidratos 

 

 

Administrar bolus de insulina para carbohidratos contados 

 

 

Calcular e administrar bolus de correção 

 

 

Calcular e programar basais temporárias 

 

 

Desconectar a bomba 

 

 

Reconectar a bomba 

 

 

Preparar reservatório e cateter e substituir 

 

 

Resolver problemas de alarmes/ mal funcionamento 

 

 

Alimentação 

Na Escola, o Aluno com Diabetes pode partilhar a ementa dos colegas desde que esta esteja dentro de uma alimentação saudável. No caso de festas, piqueniques ou passeios escolares, pode e deve participar, ingerindo os alimentos diferentes e mesmo os doces oferecidos a todos os alunos, desde que faça a insulina de acordo com a quantidade e alimento a ingerir. 

O aluno necessita de auxílio para a contagem de hidratos de carbono na escola: 

 

         Sim     

        Não 

 

  1. Nível de supervisão exigido: 

          O aluno é independente a calcular os hidratos de carbono e não precisa de supervisão; 

         O aluno é capaz de realizar a contagem de hidratos de carbono sozinho, mas precisa de supervisão no cálculo; 

         O aluno é incapaz de realizar a contagem de hidratos de carbono de forma autónoma. 

Declaro que li e entendi as atitudes perante o cuidado da Diabetes do Aluno: 

Nome 

Assinatura 

Cargo  

Data 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informação elaborada pelo Serviço de Pediatria do Hospital de Braga

FI.PED.035