Hoje comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador e é o dia ideal para se decidir a deixar de fumar. Este artigo pode ser mais um passo para conseguir deixar de fumar ou apoiar alguém que lhe seja querido neste processo.

Deixar de fumar tem benefícios não só para si como também para os que o rodeiam.

“Porque hei-de querer deixar de fumar?”

Acima de tudo por uma questão de saúde: viverá mais tempo e melhor com menos doenças oncológicas, respiratórias e cardiovasculares. Uma pele mais jovem, um hálito fresco e a poupança económica são outros fatores que contribuem também para a motivação em relação à cessação tabágica.

Vale a pena pensar parar de fumar em qualquer idade. Quanto mais cedo melhor.

“Porque hei-de decidir deixar de fumar?”

Deixar de fumar é um desafio. Por um lado, a dependência física da nicotina causa sintomas de privação mal tolerados, mas que são ultrapassados com ajuda médica especializada. Por outro lado, o hábito social enraizado implica que se envolva familiares, amigos e colegas de trabalho no processo de cessação.

Querendo deixar de fumar e decidindo deixar de fumar, prepare-se e passe à prática!
Tome nota de alguns conselhos que o vão ajudar neste processo e contribuir para a sua motivação:

1. Prepare-se para a mudança – conheça os seus hábitos tabágicos, antes de fumar pense sempre se precisa mesmo de fumar aquele cigarro, atrase o primeiro cigarro da manhã, deixe de fumar os cigarros que lhe custam menos, não fume mais de um cigarro de cada vez, alargue o intervalo entre os cigarros e tente reduzir o número de cigarros que fuma por dia

2. Comprometa-se e agende um dia para deixar de fumar; retire de perto de si todos os objetos que estejam relacionados com o hábito de fumar; nos momentos perigosos, aqueles em que por hábito fumava, distraia-se com algo e ocupe as mãos com outros objetos

3. Comunique aos seus familiares, amigos e colegas a sua decisão e obterá apoio por parte deles

4. Registe os motivos porque decidiu deixar de fumar e recorde-se deles sempre que pensar em desistir

5. Aprenda a controlar o impulso de fumar – respire fundo, a vontade de fumar dura apenas uns minutos – e controle o stress de forma mais saudável

6. Alimente-se de forma equilibrada, beba bastante água e pratique exercício físico

7. Compre uma prenda com o dinheiro que poupar, você merece!

“E se voltar a fumar outra vez?”

Se não conseguir à primeira, não desanime, nada está perdido. Volte a tentar, desta vez mais bem preparado. A sua força de vontade é a chave do sucesso.

“Onde hei-de procurar ajuda?”

Consulte o seu médico de família. Ele poderá encaminhá-lo para uma consulta de cessação tabágica, isenta de taxas moderadas, disponível nos centros de saúde e hospitais. Nesta consulta ser-lhe-á fornecido apoio especializado com aumento da probabilidade de sucesso na cessação tabágica.

Se deixou de fumar, parabéns! Continue motivado e com força de vontade.

Se continua a fumar, respeite os outros, em especial crianças, grávidas e doentes.

Lembre-se: não desista de tentar!

Não continue a aguardar até que se sinta mal ou que surjam as doenças para deixar de fumar. Hoje é o dia para deixar de fumar!

Se sentir dificuldade procure ajuda e consulte profissionais de saúde com formação em cessação tabágica.

Ana Luísa Vieira

Pneumologista do Hospital de Braga