As férias de verão parecem prolongar-se eternamente em julho e agosto, mas quando o mês de setembro se aproxima, o começo de um novo ano letivo está definitivamente a chegar. As recordações das férias vão ficando para trás e há que voltar à rotina. Regressar às aulas é, para todas as crianças e adolescentes, assim como para os seus pais, um verdadeiro desafio.

Depois das férias e de um verão relaxado com horários mais flexíveis, as crianças e os adolescentes, tal como os adultos, têm dificuldade em recuperar a rotina e ritmo habitual de horários, alimentação e atividades aquando do regresso às aulas. O “regresso aos livros” implica readaptação a horários e rotinas.

Como facilitar a readaptação do seu filho aos novos horários e rotinas

Para que esta readaptação seja mais fácil e tranquila ficam aqui alguns 8 conselhos fundamentais:

  1. Vá às compras com o seu filho antes do começo das aulas, pois algumas crianças revelam uma alegria contagiante na compra de material escolar e da mochila nova, podendo esta ser uma excelente forma de prepará-lo para o aproximar do primeiro dia de escola.
  2. Com a ajuda do seu filho prepare e organize o quarto, criando um espaço unicamente dedicado à colocação do novo material escolar; deixe-o escolher onde quer colocar a secretária e como quer dispor o espaço, para que se sinta confortável.
  3. Dormir bem é fundamental para um crescimento saudável, por isso, cerca de uma a duas semanas antes do início das aulas (para não implicar um esforço considerável e comprometer o processo de adaptação) coloque em vigor o horário de deitar e levantar que irão praticar quando a escola começar; converse com o seu filho, explicando-lhe que uma boa noite de sono permitirá que ande mais tranquilo, menos ansioso e que terá impacto imediato no seu rendimento escolar.
  4. Uma alimentação equilibrada, diversificada e adequada ajuda na regulação de energia e na capacidade de atenção e concentração, desse modo, compense o seu filho com pequenos-almoços e lanches saborosos, coloridos e variados.
  5. A prática de exercício físico potencia o desenvolvimento cerebral e reduz os níveis de ansiedade; se houver possibilidade pratique exercício em família, é um bom contributo para as relações familiares.
  6. Restabeleça o hábito de leitura diário, é, sem dúvida, a atividade ideal que liga o lazer à aprendizagem.
  7. Conversando com o seu filho fixem objetivos para o novo ano escolar, e falem dos aspetos positivos do início de mais um ano letivo, ajudando-o assim a desenvolver a sua autoestima e a sentir-se protegido e capaz de enfrentar as dificuldades que eventualmente possam surgir.
  8. De forma a evitar a ansiedade que muitas crianças sentem com o regresso às aulas, visite a escola com a criança antes do início do ano lectivo para que se volte a familiarizar com esta. Poderá ser uma boa ideia organizar um lanche e uma tarde de brincadeira entre o seu filho e os amigos de escola, este momento vai proporcionar o reencontro e a união após o período de férias.

Por fim, é essencial o acompanhamento ativo dos pais na escolaridade dos filhos, para que juntos possam encontrar estratégias e ultrapassar dificuldades e para que os pais possam ser o porto seguro dos filhos.

Sandra Costa

Pediatra do Hospital de Braga