A Cintigrafia de Perfusão do Miocárdio (CPM) é um exame que permite o estudo do miocárdio, tecido muscular cardíaco, que se divide em duas fases, repouso e esforço. É um exame não invasivo, que se realiza através da administração, via endovenosa, de uma substância radioativa, o 99mTc-Sestamibi/ Tetrafosmina em ambas as fases do exame. A dose de radiação é muito pequena, sendo que o risco é muito inferior ao benefício diagnóstico proporcionado. Esta substância é segura, apesar de estarem descritas reações alérgicas raras e pouco graves. Em cada fase, após aproximadamente 60 minutos da administração da substância radioativa serão adquiridas as imagens. A aquisição de imagens é realizada num equipamento chamado Câmara Gama, sendo o processo de aquisição totalmente indolor. A duração da aquisição das imagens é de cerca de 20 minutos, sendo que o tempo total para a realização do exame será de aproximadamente 6 a 7 horas. Como parte integrante da CPM em esforço ser-lhe-á efetuada uma Prova de Esforço. A Prova de Esforço é um exame não invasivo, que consiste na sua monitorização eletrocardiográfica e tensional, num protocolo de esforço estandardizado e adequado à sua capacidade física, condição clínica e idade. Consoante as suas condições, este exame não é isento de risco, podendo criar-se situações em que seja necessária a intervenção de outros meios de diagnósticos e terapêuticos, de modo a minimizar os riscos e eventuais complicações. Como tal, estará disponível toda uma equipa para salvaguardar essa mesma situação.

Este exame requer preparação:

  • Jejum de 3 horas;
  • Suspender alimentos e medicação contendo cafeína nas 24 horas prévias ao exame (chá, café, coca-cola, chocolate, estimulantes e medicação para controlo de peso, etc.);
  • Pode ser necessário suspender medicação em uso, o que será solicitado na altura da marcação do exame e de acordo com o seu médico assistente.
  • Deve trazer informação clínica e exames prévios, em particular, ECG, Ecocardiograma, Prova de Esforço, Cintigrafia prévia e relatório de cateterismo se aplicável.

Advertência:

  • Este exame não pode ser realizado em mulheres grávidas.
  • Mulheres em período de aleitamento podem realizar o exame, mas devem suspender a amamentação durante as 6 h que se seguem ao exame e desperdiçar o leite produzido durante este período.
  • Não pode vir acompanhado por grávidas e/ou crianças.

Cuidados após término exame:

  • Deve realizar uma hidratação abundante, aumentando a ingestão de líquidos e a frequência de micção nas 24 horas seguintes.
  • Evitar contacto com mulheres grávidas ou crianças nas 12 horas seguintes.

Informação elaborada pelo Serviço de Medicina Nuclear do Hospital de Braga

FI.MNUC.014