Com a chegada do verão é ainda mais importante os cuidados a ter com o sol. Deixo alguns conselhos que deve ter em conta não só nesta época mas durante todo o ano:
Evite queimaduras solares e escaldões, desde a infância. As pessoas ruivas, loiras, com “sardas”, olhos claros e muitos sinais, devem proteger-se com maior rigor, mas todas as pessoas tem que se proteger da radiação solar, mesmo as morenas. No primeiro ano de idade, as crianças não devem estar expostas diretamente ao sol.

A exposição solar deve ser cuidadosa, evitando as horas de maior intensidade — entre as 11h00 e as 17h00. Aplique um creme protetor com um fator de proteção igual ou superior a 30, meia hora antes de ir para a praia, piscina ou rio. Renove as aplicações do protetor solar de duas em duas horas e após o banho, mesmo que este seja à prova de água. Use chapéu, t-shirt de cor escura e óculos de sol sempre que estiver ao sol. Se estiver muito tempo exposto ao sol, por razões profissionais ou de lazer, utilize manga comprida que cubra os antebraços.

Mesmo que o tempo esteja nublado ou encoberto não se esqueça de aplicar protetor solar, uma vez que os raios são tão perigosos como com num dia de sol. Estar à sombra de um chapéu de sol ou toldo não é suficiente para evitar os escaldões ou queimaduras. Tenha em atenção o reflexo dos raios solares na neve, na praia, na água e na relva, que também podem ser perigosos.

Nunca frequente solários, para não aumentar o risco de cancro cutâneo e não acelerar o envelhecimento da pele. A utilização de óculos de sol é necessária, particularmente nas crianças e pessoas de olhos claros. Beba muita água, principalmente nos meses mais quentes do ano.

Conheça a sua pele e faça um autoexame da pele de dois em dois meses. Vigie o contorno, a cor e o tamanho dos seus sinais. Perante um sinal que modifica ou ferida que não cicatriza, deverá consultar o médico dermatologista.

Celeste Brito

Dermatologista do Hospital de Braga