A voz é o que resulta do som do ar que vem dos pulmões e promove a vibração das cordas vocais ao passar na laringe, e da sua ressonância ao passar na garganta, boca e nariz. É a forma de comunicação mais comum que o ser humano utiliza, sendo de extrema importância nas relações sociais e profissionais.

No inverno, devido às condições atmosféricas mais adversas, é mais comum a ocorrência de infeções respiratórias, que podem afetar, direta ou indiretamente, a laringe. Por isso, é importante dar atenção a determinados sintomas e sinais, procurar uma observação médica precoce, de modo a evitar a evolução da doença e eventuais complicações. É também fundamental prevenir, adotando cuidados e hábitos de vida saudáveis para preservar a sua voz, não só no inverno mas durante todo o ano.

A falta de conhecimento sobre os cuidados que a voz necessita, pode desencadear diversas doenças na laringe. As alterações na voz afetam a vida pessoal, social e, sobretudo a profissional, para aqueles em que a voz é um instrumento indispensável para trabalhar.

Os problemas da voz podem apresentar diversas manifestações, como por exemplo: rouquidão, perda de voz, cansaço ao falar, dificuldade em falar num tom mais alto ou de cantar num tom mais agudo ou sensação de desconforto na garganta, entre muitos outros.

Para prevenir ter problemas com a sua voz, deve adotar hábitos de vida saudáveis e ter determinados cuidados, muitos deles básicos. Assim, deve evitar falar muito alto ou durante longos períodos de tempo sem descanso, gritar ou sussurrar frequentemente, pigarrear ou tossir por hábito. Não deve fumar.

Relativamente à alimentação, não deve consumir bebidas alcoólicas, gaseificadas e café em excesso; é também importante não consumir bebidas muito quentes ou muito frias; reduza o consumo de alimentos muito gordurosos, condimentados e ácidos. Evite deitar-se imediatamente após as refeições.

Evite utilizar frequentemente pastilhas, spray’s ou medicamentos, que podem ter um efeito anestésico ou desidratante. Tenha cuidado com certos ambientes nocivos, ruidosos ou com cheiros intensos, como o tabaco.

Portanto, é aconselhável:

  • falar pausadamente, suavemente e articular bem as palavras;
  • coordenar adequadamente a respiração e a fala;
  • adotar uma postura corporal correta;
  • ter uma alimentação equilibrada;
  • beber água diariamente (em média cerca de um litro e meio de água por dia, a menos que haja alguma contraindicação médica), de preferência, à temperatura ambiente;
  • praticar exercício físico regular;
  • respeitar o tempo de sono, em média cerca de oito horas por dia.

Durante o inverno, pelas condições atmosféricas adversas, procuramos espaços fechados e aquecidos, mas é importante arejar os espaços físicos com regularidade e evitar as mudanças bruscas de temperatura. Tendo o cuidado de se agasalhar por camadas, pode adequar o vestuário às necessidades.

No caso de apresentar algumas das manifestações acima referidas, sentindo que a sua voz está diferente, deverá recorrer ao aconselhamento de um especialista para que a sua situação clinica seja avaliada e orientada atempada e devidamente. Para tal, deverá consultar um médico Otorrinolaringologista.

Cuide da sua voz!

Berta Madureira Rodrigues

Otorrinolaringologista do Hospital de Braga