Uma das dificuldades que os pais enfrentam nos primeiros dias de vida do bebé é o banho. Trata-se de uma experiência nova, tanto para os pais como para o bebé, por isso, este artigo visa transmitir algumas dicas para que este momento seja vivido com naturalidade e possa ser um momento de relaxamento estabelecendo-se assim um forte vínculo com o novo membro da família. 

Como preparar o banho? 

A hora certa para o banho vai depender sempre do bebé. Alguns preferem à noite porque ajuda a relaxar e a dormir melhor; para os que ficam mais agitados após o banho a melhor hora será de manhã ou a meio da tarde. 

O banho, nos primeiros dias, deve ser o mais rápido e breve possível. Provavelmente o bebé vai protestar no início, mas aos poucos irá habituar-se e começar a gostar. 

Antes de iniciar o banho, devem preparar tudo o que vão precisar: banheira com a água morna; toalha; gel próprio para o banho (pH neutro); fralda; roupa do bebé; creme hidratante; compressas (para limpar coto umbilical).  

Devem retirar adornos que possam magoar o bebé (jóias, relógio) e lavar as mãos. 

O local onde vão dar o banho ao bebé (quarto ou casa de banho) deve estar a uma temperatura amena, a rondar os 23º/24ºC.  

A água na banheira não deve exceder os 5 cm de altura. Para temperar a água do banho deve iniciar-se pela água fria e posteriormente a água quente, para evitar queimaduras com a água quente. A temperatura da água para o banho do bebé não deve exceder os 36º/37ºC. Podem comprovar a temperatura com um termómetro específico, com o cotovelo ou com a face anterior do pulso. Devem confirmar sempre a temperatura da água, antes de colocar lá o bebé.  

Devem utilizar produtos próprios para a pele do bebé com pH neutro, sem perfumes, parabenos e conservantes. 

Se o bebé tiver muito cabelo também pode precisar de um champô específico, neste caso os pais devem aconselhar-se com um profissional de saúde. 

Caso o bebé ainda mantenha o coto umbilical podem dar-lhe banho de imersão, contudo no final devem secar muito bem o cordão, até à base, com compressa esterilizada suave e movimentos circulares. Deve vigiar sinais inflamatórios do coto, como inchaço, vermelhidão na base, ou cheiro e contactar o pediatra se necessário.  

Durante o primeiro ano de vida pode ser suficiente para o bebé tomar banho 3 vezes por semana. Uma maior frequência contribui para a evaporação da humidade da pele, tornando a pele muito mais seca. 

Como dar o banho? 

Depois de ter reunido todo o material que irá precisar, dispa o bebé, remova os resíduos de fezes, se for caso disso, e coloque-o logo na água para não arrefecer. 

Ao colocar o bebé na banheira, os pais devem pegá-lo com segurança, a cabeça deve ficar apoiada no antebraço e com a mão segurar bem o braço pela axila para evitar que o bebé escorregue. 

Lave primeiro a cara só com água para não correr o risco de entrar sabão para os olhos e boca. De seguida lave o resto do corpo, sempre de cima para baixo. Tome especial atenção às pregas debaixo dos braços, atrás das orelhas, em redor do pescoço. Nas meninas a área genital deve ser lavada da frente para trás, para evitar contaminação da uretra, nos meninos a área genital também deve ser lavada gentilmente sem forçar o prepúcio para trás, pois pode magoá-lo. 

A cabeça é sempre a última, uma vez que é o local por onde perdem mais calor. Massaje suavemente o couro cabeludo e tenha especial atenção a retirar a espuma para não entrar em contacto com os olhos. É suficiente usar champô 2 vezes por semana. 

Seque muito bem a pele do seu bebé prestando especial atenção às pregas e aplique creme hidratante. Vista-o com roupa adequada. 

Depois do bebé estar confortável, amamente-o ou alimente-o num ambiente confortável e adequado para todos.  

Ana Isabel Dias

Enfermeira da Unidade de Cuidados Especiais Neonatais do Hospital de Braga

Carla Cunha

Enfermeira da Unidade de Cuidados Especiais Neonatais do Hospital de Braga