Os medicamentos são substâncias ou composições de substâncias utilizadas para diagnosticar, prevenir, curar doenças ou aliviar os seus sintomas. Para que cumpram o efeito desejado, devem ser armazenados e transportados de forma correta e utilizados cumprindo as orientações médicas e farmacêuticas.
A conservação dos medicamentos é um ponto fundamental para a eficácia dos mesmos. Colocam-se muitas vezes as questões ‘’onde devo armazenar os medicamentos?”, “no frigorífico?”, “no armário da casa de banho?”, “tenho um xarope aberto desde o ano passado, ainda posso tomar?”.
O primeiro passo é ler o folheto informativo de cada medicamento e cumprir as indicações constantes no separador “precauções especiais de conservação”.
A casa de banho e a cozinha são dois compartimentos sujeitos a muitas variações de temperatura, devido aos banhos e à confeção de alimentos. Deste modo, não são adequados para o armazenamento de medicamentos, exceto aqueles que necessitam de ser conservados no frigorífico. Os medicamentos devem ser armazenados em locais frescos, secos e protegidos da luz, sem variações de temperatura, como por exemplo a sala de estar.
O armário onde os medicamentos são armazenados deve estar fechado e longe do alcance das crianças e grupos de pessoas sem capacidade para os utilizar corretamente.
Sempre que é utilizado um medicamento multidose, isto é, que pode ser utilizado várias vezes, como as soluções orais, pomadas, colírios (medicamentos administrados diretamente nos olhos), etc. deve escrever-se na caixa de cartão exterior a data de abertura e o prazo de validade após abertura. A informação relativa ao prazo de validade depois de aberta cada embalagem, pode ser consultada no folheto informativo de cada medicamento.
Todos os meses deve ser efetuada uma revisão à “Farmácia Doméstica”, eliminando todos os medicamentos fora do prazo de validade ou que aparentemente estejam deteriorados. Medicamentos fora do prazo de validade perdem a sua eficácia e segurança, podendo colocar em risco a saúde de quem os utiliza.
Os medicamentos fora do prazo de validade, bem como embalagens vazias de medicamentos, não devem ser colocadas no lixo doméstico devem ser entregues nas farmácias que os enviará para incineração, protegendo o ambiente.
Os medicamentos devem ser sempre conservados na sua embalagem original. Muitos deles são sensíveis à luz, o que significa que quando expostos à luz podem perder as suas capacidades curativas.
Durante as viagens os cuidados no armazenamento de medicamentos devem ser mantidos. As soluções orais devem estar bem protegidas para que não entornem o líquido do seu interior. No caso de medicamentos com necessidade de conservação a temperaturas baixas devem ser armazenados em malas térmicas com termoacumuladores.