A prática continuada de exercício físico é a melhor atitude individual que podemos tomar para prevenir as doenças cardiovasculares. 

A prática regular de exercício físico apresenta inúmeros benefícios para a saúde de cada um de nós, independentemente do grupo etário. Há inúmeros estudos científicos publicados nas últimas décadas que provam que a prática regular de exercício físico aeróbico de moderada a alta intensidade: diminui a mortalidade por doenças cardiovasculares e o risco de sofrer um enfarte agudo do miocárdio; reforça o controlo da tensão arterial e da diabetes; ajuda no controlo dos valores de colesterol e promove a perda de peso. 

Felizmente, nos últimos anos, tem-se verificado uma maior consciencialização destes factos na população portuguesa e, por conseguinte, um aumento da prática de exercício físico regular.  

No entanto, quando se inicia a prática de exercício físico após algum tempo de inatividade devemos ter alguns cuidados. Em primeiro lugar, temos de ter a consciência que, com a prática regular de exercício físico, o corpo humano tem de desenvolver um conjunto de adaptações morfológicas e funcionais, demoradas no tempo, pelo que se deve começar lentamente e aumentar de uma forma muito gradual a duração e intensidade do treino à medida que as semanas/meses passam. 

Por outro lado, também há estudos que demonstram que o exercício físico muito vigoroso, sobretudo se praticado de forma continuada, está associado a um aumento do risco de eventos cardíacos e lesões osteoarticulares e musculares. Desta forma, o segredo está em praticar exercício físico de moderada a alta intensidade mas não de uma forma extenuante e sem ultrapassar determinados limites. 

As pessoas que desejam iniciar atividade física regular, podem recorrer ao seu médico que através da história clínica, do exame físico e eventualmente de exames auxiliares de diagnóstico, pode excluir patologias que contraindiquem a prática de exercício físico ou em que este tenha de ser adaptado à condição clínica do doente. O médico poderá também aconselhar os utentes no tipo, duração e intensidade do exercício físico a praticar. 

Conheça algumas dicas importantes que deve adotar antes, durante e após a prática de exercício físico: 

 1 – O início da prática de exercício físico deve ser feita de forma lenta e gradual até se atingir uma intensidade moderada a alta. 

 2 – O exercício físico vigoroso e extenuante, sobretudo se praticado de forma continuada, pode ser prejudicial. 

3 – Consulte o seu médico para aconselhamento e para exclusão de patologias que possam contraindicar a prática de exercício físico. 

A prática regular de exercício físico apresenta benefícios importantes na prevenção e tratamento de inúmeras doenças crónicas, incluindo doenças cardiovasculares, oncológicas, metabólicas, pulmonares, psiquiátricas e também neurológicas.

Mantenha-se ativo! 

João Costa

Cardiologista do Hospital de Braga