A 16 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Coluna. Estima-se que 8 em cada 10 pessoas venham a sofrer de “dores de coluna” alguma vez ao longo da vida. Estas queixas dolorosas podem ter um impacto significativo na qualidade de vida e ser causa de incapacidade e procura de cuidados médicos. 

A dor localizada à coluna vertebral pode ter múltiplas causas. Dores musculares resultantes de uma postura desadequada, dor radicular decorrente da compressão de um nervo por uma hérnia discal, lesões ligamentares, fraturas vertebrais – todas estas patologias podem causar dor da coluna. Em muitos casos a causa específica das queixas não chega a ser encontrada. A dor lombar é particularmente comum, e resulta frequentemente de uma postura desadequada ou da falta de exercício físico regular.  

Algumas características podem ajudar a perceber a origem da dor. A dor músculo-esquelética lombar tende a ser mais localizada, enquanto que a dor cervical irradia frequentemente para os ombros. Já a dor radicular, como é o caso de uma hérnia discal que comprime o nervo ciático, tem habitualmente início na região lombar e irradia para um dos membros inferiores, muitas vezes até ao pé, podendo ter características como “choque”, “queimadura” ou “formigueiros”.  

Só em casos específicos é que são necessários exames de imagem, como a Tomografia Computadorizada (TAC) ou a Ressonância Magnética (RM), sendo que na maior parte das situações o diagnóstico é clínico. 

O tratamento da dor da coluna vertebral passa numa fase inicial por reeducação postural e um ciclo de medicação com anti-inflamatórios e/ou relaxantes musculares. Se a dor tiver origem muscular a aplicação de calor local pode ajudar no relaxamento, permitindo o seu alívio. 

Quando as queixas se mantêm por um período de várias semanas apesar destas medidas, ou se são particularmente intensas, deve procurar observação médica. Numa pequena percentagem dos casos poderá estar indicada uma intervenção cirúrgica. 

E porque mais vale prevenir do que remediar, deixamos-lhe alguns conselhos para cuidar melhor da sua coluna: 

  • Tenha atenção à sua postura, principalmente se no local de trabalho passar longos períodos na mesma posição. Faça pausas para caminhar um pouco, mudar de posição ou fazer alongamentos. 
  • Tenha cuidado na forma como levanta pesos. Procure fazê-lo de forma equilibrada, dobrando os joelhos quando se baixa.
  • Se tiver excesso de peso procure emagrecer através de uma dieta saudável. 
  • Pratique exercício físico regular com o objectivo de se manter em forma. 

Vai ver que a sua coluna agradece!   

Maria João Machado

Médica Interna do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Braga

Afonso Almeida Pinto

Assistente Hospitalar do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Braga