Viajar pode ser cansativo para as crianças especialmente em viagens longas, mas pode transformar cada viagem numa aventura divertida. As viagens aguçam a curiosidade, o sentido de aventura e, também, o gosto por conhecer e saber mais.

Seja de avião ou de carro, é necessário tomar alguns cuidados que vão desde a escolha dos destinos, a duração das viagens ou até a segurança.

O destino é uma das coisas mais importantes a ter em conta quando viaja com crianças. Locais com parques de diversões, piscina, praia e neve podem ser boas opções.

Se a viagem for de carro prepare-a bem antes de partir, planeando paragens regulares para esticar as pernas e ir à casa de banho; idealmente paragens de 15 a 30 minutos a cada 2 horas de condução. Estas pausas irão permitir às crianças descarregar as baterias que vão acumulando durante as horas de viagem. Se a viagem for longa poderão mesmo dividir o percurso em etapas, e levar mais de um dia.

Nestas viagens nunca esquecer que o transporte de crianças em automóvel é sempre uma grande responsabilidade, pelo que deverá garantir que estas se encontram protegidas e devidamente acomodadas. Assim, os sistemas de retenção para o transporte de crianças no carro e todas as regras de segurança rodoviária infantil deverão ser uma prioridade.

Se viajar de avião pense bem no sítio e as respetivas horas de voo, dando sempre preferência a voos diretos, sem escala. Nestas viagens a pressão nos ouvidos é uma das grandes preocupações. A recomendação geral para minimizar o desconforto é de sucção, mastigação e deglutição, por isso, amamente o seu filho, recorra ao biberão ou à chupeta durante a descolagem e a aterragem.

Independentemente da escolha, programe a viagem de acordo com os horários e rotinas do seu filho, por isso, fazer a viagem de noite poderá ser uma boa solução, pois permitirá que a criança durma com mais facilidade e a viagem seja mais tranquila.

Durante a viagem manter as crianças entretidas é palavra de ordem. Não esqueça os brinquedos! São obrigatórios, e devem ser simples mas que os possam entreter por bastante tempo, como legos, plasticina, livros de colorir e marcadores, bonecos, música, puzzles, jogos (poderá sempre levar um tabuleiro que funcionará como uma “mesa” de apoio).

Quando estiver a preparar a viagem lembre-se que quando fizer as malas deverá colocar de parte, numa bagagem de cabine (no caso do avião) ou numa mala de acesso fácil (no caso de carro e comboio), tudo aquilo que possa necessitar para as crianças durante a viagem: uma muda de roupa, toalhitas, biberão, brinquedos, copos, kit de primeiros socorros, fraldas, entre outros utensílios necessários.

Prepare vários snacks (bolachas, sanduiches, fruta, cenouras cruas…) para irem comendo durante a viagem, assim como, bastantes líquidos (água e sumos de fruta). Se possível leve em caixas isotérmicas com elementos refrigerantes para manter o frio.

Vista o seu filho com roupas confortáveis e por “camadas” por causa do ar condicionado dos aviões ou do ambiente quente do carro.

E importante… independentemente para onde viajar, não se esqueça de todos os documentos do seu filho (Cartão de Cidadão ou Passaporte, Boletim Individual de Saúde, Boletim de Vacinas e, se viajar pela Europa, o Cartão Europeu de Saúde) e se necessário faça uma Consulta de Saúde do Viajante!

Sandra Costa

Médica do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga