Confuso? Não fique. Mesmo na comunidade médica é frequente a utilização dos dois termos, por vezes de forma inadequada.

Artrite e artrose não só são palavras parecidas como patologias semelhantes. De facto, as duas condições têm muitas coisas em comum. Partilham sintomas e ambas atingem as suas articulações, ligamentos e ossos.

A utilização dos termos artrite e artrose também tem uma variante regional. Por exemplo em Portugal, na Alemanha, em França e noutros países da Europa usam-se com frequência os dois termos. Já nos países de língua inglesa, quando se referem a artrose, utilizam o termo osteoartrite.

Assim sendo, é importante conhecer as diferenças principais entre as duas situações.

Artrite

O sufixo “ite” geralmente traduz inflamação, que está presente de intensidade variável ao longo da evolução da doença. O termo artrite será como que o guarda-chuva que que abriga todas as situações em que as articulações estão inflamadas. Em casos raros, as artrites podem também envolver a pele, os músculos e os órgãos.
Exemplos de artrites são a Artrite Reumatóide, a Artrite Gotosa e a Osteoartrite = Artrose.

Quais os sintomas da artrite?

Os sintomas apresentados dependem do tipo de artrite. Os sintomas iniciais geralmente são a dor e a rigidez. Outros sintomas que acompanham as artrites nas fases mais inflamatórias são: diminuição do arco de mobilidade (limitação do movimento), rubor da pele (vermelhidão) e derrame articular (inchaço).

Artrose

A artrose (também designada como osteoartrite) é a forma mais comum de artrite. É causada pelo normal desgaste das articulações e da cartilagem. A cartilagem é aquele tecido branco que recobre as extremidades dos seus ossos e que permite a mobilidade das articulações. À medida que envelhecemos ela vai-se deteriorando e desgastando até que pode desaparecer completamente. Fica “osso-com-osso”, o que causa dor, rigidez e, por vezes, derrame.

Quais os sintomas da artrose?

Para além dos sintomas que acabo de mencionar, poderá apresentar dor à volta da articulação afectada, uma redução da flexibilidade, sensação de atrito na articulação (um raspar, um estalido, um ressalto) ou até mesmo um crescimento ósseo extra à volta das articulações, os chamados osteófitos.

Qual a diferença entre artrite e artrose?

A principal diferença é que artrite é um termo que engloba todas as patologias inflamatórias das articulações, incluindo a artrose.
Referimo-nos a artrose quando a patologia articular surge em idades mais avançadas, relacionadas com o desgaste, com dor e rigidez progressivas, com limitações que se vão acentuando gradualmente e sem um componente inflamatório muito marcado.

Pedro Varanda

Ortopedista do Hospital de Braga