No ano de 2020 reinou a resiliência, persistência e adequação à uma nova realidade, certamente nos dará mais oportunidades para nos tornamos ainda mais fortes para dar valor ao nosso bem-estar e à nossa saúde para o Novo Ano de 2021.

Com a entrada do novo ano sentimos uma incrível motivação para realizar novos votos, promessas, metas e concretizar desejos antigos que deixamos para trás no ano que passou.

Devemos aproveitar o despertar do novo ano para definir objetivos.

Estabelecer quais são as suas metas é o primeiro passo para seguir um caminho de sucesso em sua vida. Depois de defini-las muito bem, é o momento de estabelecer como chegar até elas.

E porque não aproveitar o Novo Ano de 2021 para se decidir por uma reeducação alimentar em conjunto com a prática de atividade física?

Assuma um compromisso com o seu bem-estar e com a sua saúde.

Na passagem de ano, milhões de pessoas fazem as suas resoluções de ano novo. Perder peso e comer de maneira mais saudável estão entre as decisões mais populares. Mas pesquisas mostram que somente cerca de 10% cumprem as suas promessas.

Richard Wiseman – Psicólogo da Universidade de Hertfordshire, realizou um estudo onde analisou as pessoas que abandonaram as suas resoluções e as pessoas que as cumpriram e elaborou uma lista com 5 dicas básicas relacionadas à reeducação alimentar:

  1. Não deixe as comidas “tentadoras” à vista;
    Usar potes opacos é boa ideia para manter guloseimas à distância.
  2. Use recipientes menores e mais estreitos para bebida;
    Copos mais finos dão a impressão de carregar mais líquido.
  3. Faça pequenas mudanças na rotina para queimar as calorias;
    Trocar elevador por escadas pode ajudar a queimar calorias.
  4. Sirva refeições em pratos menores;
    Pratos menores dão a impressão de estarem mais cheios de comida.
  5. Faça um diário para acompanhar sua evolução;
    “Honestidade é a melhor política”, afirma o pesquisador britânico.

Entre as estratégias usadas para o ajudar no cumprimento das resoluções, o pesquisador cita ainda que outra estratégia é contar os seus objetivos a amigos e familiares. Assim, tanto o apoio como o medo do fracasso estimulam as pessoas a obedecer às suas resoluções.

Chegar a um objetivo vai além de visualizar o seu destino final. É necessário pensar nos passos que levarão você até lá.

Para isso, é importante começar pensando em tudo que precisa para chegar à meta. Com isso em mente, faça um plano, definindo os passos e datas. Ou seja, o que precisará realizar e concretizar naquele mês para atingir o seu objetivo final.

Saber comer não significa necessariamente comer pouco ou deixar de comer o que gosta. Ter uma alimentação balanceada não serve apenas para perder peso, mas sim na melhoria da qualidade de vida e no tratamento de patologias associadas ou desencadeadas por uma má alimentação.

Por isso, depois de procurar um nutricionista para elaborar um plano alimentar completo, variado e equilibrado, pode monitorizar tudo o que é consumido e mudar de hábito de uma vez por todas.

E para o ajudar nisso, existem aplicativos e serviços que permitem criar um diário sobre as suas refeições e atividade física, preparar receitas saudáveis e até a estimular no maior consumo de água durante o dia.

Vários estudos comprovam que manter um registo do que come ajuda-o a prevenir e a parar de ingerir alimentos em excesso.

As tecnologias dos aplicativos para smartphones e computadores apresentam um grande potencial para serem utilizadas como ferramentas de prevenção e tratamento da pré-obesidade e obesidade, visto que estão incorporadas ao quotidiano de grande parte da população.

Estes aplicativos ajudam-no a controlar a sua ingestão alimentar e a comer de forma mais saudável, fazendo com que seja mais fácil registar o que come.

Procure um nutricionista e utilize estes poderosos aliados para alterar o seu estilo de vida e cumprir a sua meta para o ano de 2021!

Aline Fernandes

Nutricionista do Hospital de Braga