A atividade física deve ser iniciada o mais precocemente possível e não existe idade para o seu término. A atividade física deve ser regular para assim ter um papel fundamental na prevenção e controlo das doenças crónicas, melhorar a performance da pessoa para poder chegar novo a velho, pois as mudanças para a adoção de um estilo de vida ativo são parte fundamental de um envelhecer com saúde e qualidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos por semana de atividade física de maior intensidade (cerca de 10 minutos por dia).
Todas as pessoas necessitam de atividade física, mas têm de tomar consciência que exercícios mal orientados, sem planeamento, sem o material necessário e adequado à sua prática podem provocar lesões. Assim, praticar atividade física de forma correta deve ser uma preocupação constante da população.
Qualquer movimento corporal produzido pelo sistema musculosquelético com gasto de energia é considerado atividade física. A intensidade da atividade varia de pessoa para pessoa e depende da sua condição de saúde e aptidão.
A população portuguesa deve estar dotada de conhecimentos e, consequentemente, capacitada para entender que a atividade física deve ser encarada como uma ferramenta preventiva e terapêutica para assim poder dar mais vida aos anos.
Para além do conhecimento sobre a prática de exercício, a população deve estar capacitada para saber evitar lesões associadas a esse exercício.
Antes de iniciar uma atividade física deve consultar o seu médico para avaliar a sua condição de saúde e o orientar no seu exercício. Posteriormente, escolha a atividade física adequada à sua situação e realize-a, no mínimo, três vezes por semana.
O aquecimento é uma parte fundamental para qualquer tipo de exercício, pois aumenta a circulação, a temperatura do corpo e a flexibilidade dos músculos, fazendo com que o corpo esteja menos suscetível a lesões. Para melhorar a flexibilidade e evitar traumatismos, deve alongar os músculos no início e no final do exercício, no mínimo, durante 5 minutos.
Lembre-se que deve iniciar a atividade física sempre de forma progressiva e terminar sempre de forma gradual, até voltar ao seu ritmo cardiorrespiratório normal. Respeite os limites do seu organismo, não é prudente fazer exercício até à exaustão. Evitar lesões é tão importante para o seu bem-estar e sua saúde quanto cuidar do corpo, afinal, não é possível treinar com dores e com algum mau estar. Ter uma postura correta e consciência do seu corpo vai ajudar a prevenir lesões e a tirar o melhor partido da prática do exercício para o bem-estar físico e psíquico.
Adote boas práticas:
- Adeque a roupa e o calçado à prática do exercício, assim como à temperatura ambiente.
- Faça uma refeição ligeira antes do exercício que contenha hidratos de carbono e proteínas.
- Mantenha-se hidratado, antes, durante e após o exercício.
- Em dias de muito calor evite atividade física muito vigorosa e/ou prolongada.
- Respeite o descanso entre o exercício físico, pois este é muito importante para o equilíbrio do seu organismo.