Com o início do mês de dezembro, todas as atenções focam-se nas épocas festivas que se aproximam: o Natal e o Ano Novo. Com a sua chegada, várias são as tradições colocadas na mesa, sendo que os doces típicos como os sonhos, bolo-rei e rabanadas são os que mais nos fazem cair em tentação.
No entanto, numa mesa de Natal podemos igualmente encontrar outras opções mais saudáveis que podem ser consumidas com menos restrições. É o caso do bacalhau que é uma boa fonte de proteína de alto valor biológico (AVB), vitaminas D e B12, fósforo, potássio, magnésio e selénio; o peru rico também em proteínas AVB e considerado uma carne magra; o polvo que apresenta ácidos gordos ómega-3, benéficos para a saúde cardiovascular; as couves portuguesas ricas em fibras, vitaminas e minerais e pouco calóricas e os frutos secos que apresentam inúmeros benefícios para a saúde, quando consumidos com moderação.
A Direção Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, apresenta algumas sugestões para tentar minimizar os excessos alimentares nestes dias:
- Iniciar a véspera dos dias festivos com um pequeno- almoço saudável e equilibrado, de forma a deixar de lado os doces e a sentir-se saciado;
- Iniciar as refeições principais com uma sopa rica em hortícolas;
- Acompanhar as refeições com hortícolas e outros produtos vegetais;
- Preferir métodos culinários mais simples como estufados (sem refogar os alimentos), cozidos a vapor ou grelhados e evitar os fritos;
- Reabilitar os figos, ameixas, passas e alperces secos, uma vez que estes podem ser uma alternativa às bolachas, aperitivos e doces indiferenciados que se colocam na mesa nesta altura do ano (embora tenham mais açúcar que os frutos frescos e por isso devem ser consumidos com moderação).
Nestes dias, a presença da água mineral na mesa é uma opção saudável, que contribui para uma melhor diurese, para a regulação da pressão arterial, aumentar a saciedade e, acima de tudo, para evitar o consumo excessivo de bebidas açucaradas e alcoólicas de maior valor calórico.
Igualmente importante é manter a atividade física, devendo existir uma compensação de maior gasto energético. Aproveite para caminhar enquanto vai às compras ou até mesmo fazer um bom passeio em família após o almoço de Natal.
Quando tudo terminar, inicie os dias seguintes com atitude e volte à sua rotina, não prolongando os dias de festa. O planeamento e a organização são fundamentais para um estilo de vida saudável!
Congele as sobras ou reaproveite para novos pratos e partilhe com familiares e amigos. Volte aos hábitos alimentares saudáveis e dê preferência ao peixe e carnes brancas, evite o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas, não omita refeições, ingira no mínimo 1,5L de água por dia, procure dormir entre 7-8h por noite, pratique exercício físico regular e evite os excessos alimentares.
Mantenha-se motivado, focado e determinado!
Em tempos de pandemia, há tradições e hábitos que ainda se podem manter.
Aproveite esta época com a presença dos seus. É Natal, é Ano Novo! Alimente-se a gosto, mas de forma equilibrada!
Votos de um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!